Você conhece o Jiu Jitsu Brasileiro?

Afinal, O que é de fato o Jiu Jitsu Brasileiro?

É tanto uma arte marcial quanto um esporte de combate que se concentra em agarrar para derrotar o seu oponente.

Grande parte da técnica foi adaptada do kodokan Judo e do Jiu Jitsu.

Aprender a executar a técnica adequada permite que até mesmo uma pessoa menor e mais fraca derrote alguém que é maior, e é por isso que ela também é usada em aulas de autodefesa.

O Jiu Jitsu Brasileiro foi desenvolvido no início da década de 1920. Mas só ganhou reconhecimento mundial quando Royce Gracie ganhou o Ultimate Fighting Championship quatro vezes depois de ter sido estabelecido em 1993.

Como resultado, várias escolas estão ensinando esta arte marcial.

No Brasil, existem cerca de 4 dessas escolas e cada uma pode definir quais são suas raízes, seja com Carlos Gracie ou Mitsuyo Maeda.

Provavelmente você pode dizer que em relação a popularidade como esporte fica em segundo lugar, atrás apenas do futebol, já que há competições realizadas regularmente, como os Campeonatos Europeus, Mundiais e Pan-Americanos, sob a Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF).

Se você quer se destacar no Jiu Jitsu Brasileiro, primeiro você deve treinar muito, pois a prática leva à perfeição e a única maneira de fazer isso é através do Sparring.

Ou seja, lutar contra um oponente vivo e resistente em condições realistas ao mesmo tempo, tomando cuidado para não causar nenhum ferimento grave.

Aprender exatamente como desenhar perfeitamente cada movimento irá acelerar os seus resultados.

Durante o treinamento e competição, os lutadores são obrigados a usar o Gi. Uma espécie de kimono muito semelhante ao que você usaria quando pratica judô.

A única diferença é que a roupa tem punhos mais apertados na jaqueta e na calça.

A submissão no Jiu Jitsu brasileiro é conseguida através de estrangulamentos ou fechaduras conjuntas. Sufocando o oponente, ou seja você deve contrair a traqueia dele para que a pessoa não seja capaz de respirar.

Além disso, há também a técnica de estrangular que contrai a artéria carótida.

A Asfixia é menos eficiente do que estrangulamentos e pode causar danos permanentes ou até mesmo a morte, razão pela qual o segundo é usado com mais frequência durante a competição.

Quanto aos bloqueios articulares, que são provavelmente mais seguros, o que você faz é criar uma alavanca com a posição do corpo que forçará a articulação a mover-se além da sua amplitude normal de movimento.

Isto é mais conhecido como hiperextensão e, como não há saída, o oponente não tem outro recurso a não ser se render.

Qualquer pessoa pode aprender Jiu Jitsu.

Conforme você avança nos treinamentos mais é promovido para a próxima classe de cinto.

Iniciantes começam com o cinto branco e depois avançam para o cinturão vermelho. Para aqueles com menos de 15 anos de idade, você passa do branco ao verde.

A rapidez com que você evolui irá depender da quantidade de tempo que você se dedica e da rapidez com que aprende. Para alcançar a elite, por exemplo, leva 10 anos ou mais.

Com o Jiu Jitsu Brasileiro deixando sua marca no cenário mundial, você não terá dificuldades em encontrar uma academia que ofereça aulas.

A única coisa que você tem que fazer agora é administrar seu tempo adequadamente, já que isso é feito em um grupo e você é apenas um dos muitos que estão aprendendo as técnicas dessa arte marcial.

Como um novato, você não precisa ter necessariamente um uniforme, você pode, por exemplo, usar qualquer camisa e calça que estavam sem uso no seu guarda-roupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *