Pontuação no Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu é bastante popular no Brasil e nos EUA.

Adaptado do jiu-jitsu japonês, várias competições são realizadas em todo o país a cada ano. Para dar um exemplo, os lutadores podem se juntar ao Hoosier Open, Michigan Open ou South Bay.

Em cada uma dessas partidas, os lutadores são classificados de acordo com sua faixa etária, peso e habilidade. Várias técnicas têm pontos correspondentes, enquanto a vitória pode ser conseguida através de certos meios.

Vamos falar sobre marcar no Jiu Jitsu brasileiro.

Um lutador é premiado com 2 pontos se ele ou ela varre com sucesso o adversário, coloca o joelho no estômago do oponente ou realiza uma reversão técnica da montagem lateral.

Três pontos são dados se o lutador passar a guarda completa. Você ganha quatro pontos se executar uma montagem ou montagem traseira com ganchos.

Você só será creditado em um ponto se conseguir mantê-lo por pelo menos 3 segundos. Crédito adicional é dado quando você é capaz de manter essa posição por muito mais tempo.

Conseguir o máximo de pontos é apenas uma maneira de alcançar a vitória, mas fazer a rendição do seu oponente é muito melhor.

Isso é feito com a execução de um hold ou choke até que o seu oponente bata no tatame.

Você também pode ser declarado o vencedor se o seu oponente for desqualificado, mas isso raramente acontece, então você tem que fazer o seu melhor para derrotá-lo.

Seus pontos também podem ser deduzidos se você for pego fazendo algo que não é permitido durante a partida.

Por exemplo, você não pode morder, puxar o cabelo, socar ou chutar seu oponente. Você não pode travar uma luta, xingar ou fazer gestos obscenos.

Existem penalidades correspondentes para cada uma dessas infrações. A pior delas é ser desqualificado.

As partidas para o Jiu-Jitsu dependem da faixa etária e do cinturão. Lutas de cinturão branco para as crianças duram 4 minutos, enquanto para adultos é de 5 minutos.

Um minuto é adicionado a cada um dos outros cintos, exceto para aqueles que competem na divisão sênior, que é entre 5 a 6 minutos.

Além de prêmios individuais a serem dados aos três primeiros lutadores por grupo etário e classe de peso, há também um prêmio para a equipe.

Portanto, se muitos de sua equipe liderarem seus eventos, você provavelmente vencerá o evento geral.

As regras e os pontos para pontuação no Jiu Jitsu são bem diferentes dos outros eventos de artes marciais.

Todo mundo tem que entender isso de antemão para que não haja problemas durante a partida.

Assim, você pode obter o máximo de pontos durante o seu evento, você tem que praticar regularmente lutando frequentemente com seus companheiros de equipe e estudando como o seu oponente se move.

Você também pode aprender alguns novos movimentos, já que eles são muitas maneiras de executar varreduras, montarias, arremessos e quedas, pois isso o deixará mais confiante ao lidar com seu oponente.

A pontuação no Jiu Jitsu é a mesma, mesmo se os jogadores precisarem usar Gi ou qualquer outra roupa. Se você tiver que usar o uniforme oficial, não se esqueça de colocar o cinto para que as pessoas saibam sua classificação.

Em competições que não exijam isso, certifique-se de estar usando bermudas limpas e protetor ou camisa. O uso de suportes de atletismo como protetor bucal são opcionais.