Por que as fechaduras comuns às vezes são ineficazes no Jiu Jitsu

Existem diferentes maneiras de fazer uma pessoa se apresentar no Jiu Jitsu.

Os bloqueios de articulação são uma opção, mas há quem diga que isso não é eficaz quando se lida com um adversário.

Isso é verdade? Alguns pedem para diferir e dizem que aquele que está tentando fazer isso não sabe como fazer corretamente. Aqui está o porquê.

É possível que a má mecânica tenha sido a causa e por isso não aconteceu de maneira adequada.

Talvez você não pratique com frequência, e é por isso que não consegue colocar o peso ou a força do corpo especificamente na articulação desejada.

Se você está lutando com um adversário mais experiente, é possível que eles tenham uma alta tolerância à dor.

Isso também pode acontecer se você for atacado por alguém que esteja sob a influência de drogas ou álcool. Quando confrontado com esta situação, é melhor você ter algo mais em seu arsenal para lidar com esse indivíduo.

Aqui estão duas coisas que você pode fazer.

Primeiro, faça a Restrição da Carótida Traseira primeiro alcançando profundamente na frente do atacante em direção ao seu estômago e depois moldando seu bíceps contra o lado do pescoço.

Você então dobra o braço para que o cotovelo esteja apontado para baixo e a dobra do cotovelo esteja diretamente abaixo da traqueia.

Agora, levante-se e pegue seu próprio ombro ou simplesmente segure um punhado de sua camisa ao mesmo tempo, deixando o bíceps e o interior do antebraço pressionarem as laterais do pescoço.

Com a mão livre atrás da cabeça, use-a para empurrar a parte de trás de sua cabeça para frente enquanto empurra com o cotovelo que envolve seu pescoço em seu peito como se estivesse apertando-o em direção a sua espinha.

Empurre e puxe com toda a sua força e encolha os ombros como se ele estivesse sendo enforcado até que seu corpo fique mole.

A outra opção é a guilhotina. Você primeiro a puxar a cabeça para baixo, colocando a mão em seu pescoço ou puxando para baixo em sua camisa para que ele esteja de frente para o chão.

Ponha o braço em volta do pescoço dele em uma posição semelhante a uma trava de cabeça, depois deslize seu antebraço para baixo do queixo e ao redor do pescoço dele, certificando-se de que a lâmina do antebraço esteja contra o pescoço dele.

Segure o pulso do seu braço asfixiante com a mão livre, mantendo este aperto no pescoço com força, de modo que a cabeça fique presa sob o braço.

Coloque uma das suas pernas ligeiramente para a frente, levante-se em linha reta e torça os quadris na direção da perna dianteira, o que você estiver usando para executar esse estrangulamento e obter o mesmo resultado que o primeiro.

O Jiu Jitsu não é a única arte marcial que usa bloqueios de articulação para fazer um oponente se apresentar.

Isso também é usado em outros estilos de artes marciais, como Aikido, Catch Wrestling e Judo, então é bastante antigo e foi provado várias vezes para ser eficaz.

Se você não conseguir fazer isso corretamente, o problema está com você, então fale com seu instrutor e deixe-o ver como você o faz.

Lembre-se, a observação e a prática são essenciais para você realizar bloqueios nas articulações do Jiu Jitsu.