Regras do Jiu Jitsu Brasileiro para seguir no Dojo

O Jiu Jitsu brasileiro existe há mais de 50 anos. Desde que ganhou popularidade no início dos anos 90, mais pessoas querem aprender e o melhor lugar para isso é em uma academia. Antes de se inscrever para a aula, aqui estão algumas regras que você precisa saber ao entrar no Dojo.

1. Você tem que estar em traje adequado antes de pisar no tapete. Isso geralmente consiste no Gi. Se você ainda não comprou um, pode entrar vestindo uma camiseta e calças ou shorts. Basta pegar um o mais rápido possível.

2. Mesmo que o dojo seja climatizado, ele vai ficar quente durante a aula, então traga uma toalha para se limpar e ter com você uma garrafa de água para evitar a desidratação.

3. O instrutor deve sempre ser endereçado como “Sensei”. Em inglês, significa “aquele que foi antes”. Fora do dojo, você pode pegar rótulos e ligar um para o outro em uma base de primeiro nome. Quanto aos outros alunos que são mais antigos, é seguro chamá-los de senhor ou senhora.

4. Além de abordar apropriadamente aqueles que são mais elevados do que você, a reverência deve ser feita assim que você entra no dojo, antes de uma briga e quando você deixa o dojo depois da aula. A maneira correta de fazer isso é inclinar-se para a frente com os pés juntos e com as duas mãos na frente das coxas. Quando isso é feito na frente de alguém, mantenha sempre contato visual.

5. Todos terão a chance de lutar e quando não for a sua vez, preste muita atenção ao que o resto está fazendo. Você pode fazer anotações, se quiser, para revisá-las quando chegar em casa. Isso também deve ser feito para o seu Sensei, pois este é um dos componentes que são classificados para que você obtenha a próxima faixa.

6. Há um plano de assentos no Dojo. Aqueles que usam os cintos marrons sentam-se à esquerda do instrutor, enquanto os que usam azul e verde à direita. Se você é novo, você tem um cinto branco e você estará sentado na frente do instrutor. Quando sinalizado, todo mundo se curva ao instrutor e ele também fará o mesmo.

7. A maneira correta de se sentar durante a aula de Jiu Jitsu no Brasil é ajoelhar-se com a bunda apoiada nos pés ou com as pernas cruzadas. Outras posições são consideradas indelicadas, por isso nunca cometa o erro de fazer isso.

8. Se você tiver que ir ao banheiro ou sair da aula mais cedo, informe primeiro o instrutor para que ele saiba onde você está.

9. Durante uma partida, a única maneira de ganhar uma partida é fazer com que seu oponente toque na esteira. Quando isso acontece, você tem que deixá-los ir da mesma maneira que eles também mostrarão a mesma cortesia para você.

10. As aulas começam no horário, portanto, você deve estar pronto quando começar. Se você vai se atrasar, ligue com antecedência.

As regras brasileiras de Jiu Jitsu são praticadas para que ninguém se machuque seriamente. Se você não sabe o que fazer, siga o que o restante está fazendo ou faça perguntas.